Colocação de Pendões frente à Escola Secundária de Fonseca Benevides – onde maltratar os Trabalhadores é o dia a dia!

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA)  tem apresentado um conjunto de queixas junto da Inspeção Geral de Educação e Ciência, de diferentes situações lesivas para os Trabalhadores, com claras situações de assédio moral. Para além da Inspeção Geral de Educação e Ciência, foram realizadas queixas também na Comissão Nacional de Proteção de Dados (devido a divulgação de relatório de doença específico para e-mails indevidos).

Foi realizada também uma Greve dos Trabalhadores da Escola Secundária de Fonseca Benevides, a 3 de outubro de 2023 contra o Assédio Moral. Vários Trabalhadores foram saindo da Escola, pois dificilmente aguentam o ambiente (nomeadamente a nossa ex-delegada sindical, agora já noutro Agrupamento).

A Inspeção Geral de Educação e Ciência abriu um Inquérito, do qual fomos informados a 6 de Novembro de 2023. Este Sindicato fez um apanhado das diversas situações ocorridas na Escola, fazendo um pequeno livro, que enviámos para Inspeção Geral de Educação e Ciência, Grupos Parlamentares da Assembleia, Ministro da Educação Ciência e Inovação, colocando uma questão muito simples: Face a tantas situações, e face a uma investigação que ouviu os Trabalhadores e o avolumar de novas situações como podem a Diretora e Vice-Diretora manter-se em funções?

São dois anos com esta Direção e neste espaço de tempo, estes membros da Direção conseguiram destruir a sanidade mental de quem trabalha nesta Escola. No século XXI, tal situação não deveria ser possível! Importa também que a Inspeção Geral de Educação e Ciência, termine o inquérito e apresente conclusões sobre este grave problema.

No dia 6 de janeiro de 2025 o Sindicato vai colocar pendões (ver ilustração →) nas imediações da Escola Secundária de Fonseca Benevides pois, de facto, esta é a pior Escola para trabalhar na Cidade de Lisboa!

Fonte: STFPSSRA

PENDAO PET2024 Fonseca Benevides