A Confederação Sindical Internacional (CSI) realiza, no dia 7 de Outubro de 2010, uma Jornada Mundial pelo Trabalho Digno. A jornada anunciada tem como objectivos centrais:
- O combate às medidas de austeridade, pelo crescimento e postos de trabalho dignos, enquanto condições essenciais para ultrapassar a crise e pôr fim à pobreza;
- A defesa de serviços públicos de qualidade para uma vida digna, e contra a sua destruição em nome da consolidação fiscal;
- Que o sector financeiro pague os danos que causou e seja obrigado a servir a economia real e as reais necessidades humanas.
Estas são, entre outras, reivindicações que a CGTP-IN apoia.
Neste quadro, e considerando a importância da cooperação e da unidade na acção com as várias componentes do movimento sindical internacional, e designadamente com as confederações sindicais mundiais, a CGTP-IN associa-se a esta Jornada Mundial e aos seus objectivos fundamentais. Contribuímos, assim, para o reforço da luta dos trabalhadores e trabalhadoras que, no nosso país, na Europa e no mundo, rejeitam pagar uma crise pela qual não são responsáveis e exigem um novo rumo e novas políticas económicas e sociais, ao serviço dos trabalhadores e das populações.
A CGTP-IN associa-se a esta acção, em articulação com os objectivos específicos da sua intervenção e luta em Portugal, designadamente no quadro da Jornada de Luta Nacional realizada no dia 29 de Setembro (integrada na jornada de luta europeia promovida pela CES) e da preparação da greve geral convocada para o dia 24 de Novembro de 2010. Esta iniciativa da CGTP-IN, por ocasião do dia 7 de Outubro, decorrerá com acções específicas, nomeadamente a distribuição de um comunicado de sensibilização dos trabalhadores e da população.