O Sindicato da Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte marcou greve em todos os feriados até ao fim deste ano, contra o incumprimento da contratação colectiva e do próprio Código do Trabalho, em muitas empresas dos sectores que representa.
Muitas empresas continuam a não pagar o trabalho em dia feriado e o trabalho suplementar conforme determina a contratação colectiva. Algumas pagam conforme o mínimo previsto no Código do Trabalho e outras pagam por metade do valor previsto na contratação colectiva, denunciou hoje o sindicato num Comunicado de Imprensa.
O pré-aviso de greve do sindicato abrange também o trabalho suplementar prestado em dia útil e em dia de descanso semanal, em todas as empresas dos estores representados pelo sindicato.
Desde agosto de 2012 que o sindicato envia sucessivamente avisos de greve todos os anos para obrigar o patronato a cumprir a contratação colectiva e esta prática tem resultado em recuperação de direitos dos trabalhadores.
Contudo, muitas empresas persistem no incumprimento daí a necessidade de manter o patronato sobre pressão com o aviso de greve.
FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte