MG 6338Os trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) concentraram-se hoje frente ao Ministério das Finanças para exigir aumentos salariais.

Em declarações à agência Lusa durante a concentração/plenário, o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras (SITE) Navalha Garcia disse ter obtido no ministério a garantia que, no "dia 11 ou 12", seriam recebidos pelo novo secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Costa Novo.

Os funcionários da INCM contestam a falta de respostas da tutela às reivindicações que vêm fazendo no sentido do cumprimento do Acordo da Empresa (AE), fim dos vínculos precários e renegociação dos aumentos salariais, já que os ordenados destes trabalhadores estão congelados desde 2010.

De acordo com Navalha Garcia, o sindicato já participou em "duas reuniões negociais com a tutela", mas "não teve resposta" às reivindicações apresentadas, sendo a reunião da próxima semana a primeira com o novo secretário de Estado das Finanças.

A Imprensa Nacional Casa da Moeda tem 653 trabalhadores e é responsável pela produção de bens e serviços para o Estado português, como a cunhagem da moeda metálica e a edição de publicações oficiais.

FONTE: RTP/LUSA / SITE CSRA