No âmbito a acção reivindicativa do Sindicato da Hotelaria do Norte, empresa a empresa, a Pastelaria Natário, uma conhecida pastelaria de Viana do Castelo, aumentou em 30 euros os salários dos trabalhadores, com efeitos a 1 de Janeiro de 2017.
A associação patronal APHORT requereu a caducidade do Contrato Colectivo de Trabalho e mantém a recusa em negociar aumentos salariais desde 2011, apesar da excelente situação económica que o sector vive desde 2013. A APHORT, respondendo à ganância do lucro de algum patronato, pretende acabar todos os direitos dos trabalhadores.
Face a esta posição da associação patronal, o sindicato está a discutir com os trabalhadores, empresa a empresa, Cadernos Reivindicativos com reivindicações gerais, como 4% de aumentos salariais e no mínimo 40 euros, 35 horas semanais e 25 dias úteis de férias e também reivindicações específicas como o combate à precariedade e cumprimento de direitos do CCT que estão a ser violados. Depois envia à empresa o Caderno Reivindicativo e pede uma reunião para dar início às negociações.
Foi o que aconteceu na Pastelaria Natário, uma bem conhecida e prestigiada pastelaria de Viana do Castelo, que comunicou ao sindicato e já aumentou este mês os trabalhadores em 30 euros mensais e que terão efeitos a 1 de Janeiro de 2017.
FONTE: Sindicato da Hotelaria do Norte