2015 CartazCaravanaResiduos 650O Grupo EGF (Empresa Geral de Fomento) é uma empresa pública que teve investimentos do Estado e dos municípios de 2000 milhões de euros, nos últimos 20 anos, tem um património de mil milhões de euros, um volume de negócios de 173 milhões de euros e 15 milhões de euros de lucros, em 2013. Tem fundos comunitários por receber no valor de 320 milhões de euros. O Governo quer vender a EGF à SUMA/Mota-Engil por 150 milhões de euros.

Esta intenção do Governo ocorre contra a vontade dos municípios, das populações e dos trabalhadores. O Grupo EGF tem 2000 trabalhadores, detém 11 empresas, em 174 municípios, e controla 65% dos resíduos urbanos do país – 6,4 milhões de pessoas.

Contra isto há uma Caravana em Defesa da Gestão Pública dos Resíduos, que está a percorrer o país, de 16 a 31 de Março, organizada pelo STAL (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local). Amanhã vai estar no distrito de Braga, em Famalicão e em Celorico de Basto, para sensibilizar a população e contactar com os trabalhadores do sector.

A iniciativa decorre sob o lema "Não ao Negócio do Lixo! Pelos serviços públicos de resíduos" e assume como objectivos fundamentais a defesa da Gestão Pública dos Resíduos, dos direitos dos Trabalhadores, dos Serviços Públicos de proximidade e dos direitos das Populações constitucionalmente consagrados.
FONTE: STAL