Os trabalhadores do Penina Hotel & Golf Resort, em Portimão, do Grupo JJW Hotels & Resorts, estão hoje em greve, afectando várias secções com particular destaque para a secção dos andares que registou uma adesão na ordem dos 50%.
Durante o decorrer da greve o Sindicato teve que pedir a intervenção da Autoridade para as Condições no Trabalho no local porque a administração, em clara violação da Lei, fez deslocar trabalhadoras do Hotel Dona Filipa, hotel do grupo localizado no concelho de Loulé sob gestão de outra empresa, para substituir as trabalhadoras em greve.
As razões que levaram à convocação da jornada de luta são o forte descontentamento causado pela intensificação da repressão patronal e o assédio moral a que os trabalhadores têm estado sujeitos nos últimos anos, o corte no pagamento dos feriados, a redução de 25 para 22 dias de férias e a degradação das condições de trabalho, sendo que só nos últimos 3 meses foram embora cerca de 10 trabalhadores devido às pressões e brutal degradação das condições de trabalho.
O Sindicato da Hotelaria do Algarve valoriza a coragem e a determinação dos trabalhadores que, mesmo sob fortes pressões, chantagens e ameaças, decidiram aderir a esta jornada de luta para manifestar o seu descontentamento pela forma como têm sido tratados pela administração e apela à manutenção da unidade e disponibilidade para novas formas de luta se entretanto a administração não dar resposta positiva às suas reivindicações. O Sindicato irá pedir uma reunião à administração com vista a encontrar soluções para os problemas sentidos pelos trabalhadores.
FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve