A Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens - CIMH/CGTP-IN e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres – PpDM organizam no dia 6 de Dezembro, uma Tribuna Pública Pelo Fim da Violência Laboral e Social Contra As Mulheres, a partir das 10h30, em Lisboa (Rua do Carmo).
Uma acção que se insere na Campanha Internacional dos 16 dias de activismo “Pelo fim da Violência Contra as Mulheres e as Raparigas”, que se iniciou no dia 25 de Novembro (Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres) e terminará no dia 10 de Dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).
Esta Tribuna tem como objectivo denunciar as situações de violência laboral e social (baixos salários, horários desregulados, assédio laboral, precariedade, bloqueio da negociação e contratação colectiva, discriminações diversas) com que se confrontam as mulheres trabalhadoras e que constituem razões da sua luta específica e da luta geral de todos os trabalhadores.
A defesa e afirmação dos direitos humanos são indissociáveis da condenação da violência contra as mulheres e a sua integridade física, psíquica, económica e sexual.
Uma condenação que se estende à violência doméstica, muitas vezes influenciada por problemas económicos decorrentes da precariedade, dos baixos salários, das dificuldades no acesso à habitação que as impedem de se libertar de contextos familiares violentos.
Mas não só. Também no âmbito laboral, a violência contra as mulheres faz-se sentir, nomeadamente, através do assédio que afecta a sua saúde física e psicológica, a sua dignidade e o ambiente familiar.
Para avançar, Portugal precisa de uma política que combata as desigualdades, as discriminações, a violência e que valorize e dignifique o papel das mulheres na sociedade.
DIF/CGTP-IN
Lisboa, 02.12.2022