Levantam-se as vozes pela paz no médio oriente e por uma Palestina independente!
Face à barbárie e ao massacre que vitimam o povo palestino pelas mãos do governo israelita, contra a complacência dos EUA, da UE e mesmo do governo português, os trabalhadores e os povos têm elevado as suas vozes exigindo o cessar fogo imediato, por todo o mundo mas também em Portugal.
No dia 29 de Outubro, milhares de pessoas saíram à rua em Lisboa, exigindo a paz no médio oriente e Palestina Independente.
Na acção, convocada e organizada pela CGTP-IN em conjunto com o CPPC e MPPM, a que se juntaram várias dezenas de organizações na subscrição do apelo, milhares desfilaram do Martim Moniz até à Praça do Município. Apesar da chuva intensa, os trabalhadores e o povo exigiram o fim do genocídio em marcha pelo governo israelita, que ceifou mais de 7000 vidas palestinas, das quais 3000 crianças, e desalojou mais de um milhão de Palestinianos.
Esta acção insere-se no movimento que tem mobilizado por todo o país, com acções em Lisboa, Évora, Porto, Coimbra, Braga. Foi aprovada uma moção que comprometeu a intensificação da luta pela paz no médio oriente e a Palestina Independente! jáViana do Castelo dia 31 de Outubro, em Viseu dia 2 de Novembro, em Portalegre dia 3 de Novembro, em Santarém dia 8 de Novembro e em mais acções por todo o país.
Dia 3 realiza-se uma vigília em Lisboa, pelas 18h00 na Alameda D. Afonso Henriques.
No dia 5 de Novembro irá realizar-se no Porto, na Praça da Palestina, uma Manifestação em Defesa da Paz no Médio Oriente! Palestina Independente!
DIF/CGTP-IN
29.10.2023